Oficina Cultural Oswald de Andrade

Oficina Cultural Oswald de Andrade integra um programa da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo que atua desde 1986 na formação e na vivência da população no campo da cultura.

Prédio tombado

Antes de ser restaurado e adaptado pela Secretaria de Estado da Cultura no ano de 1987, o imóvel que abriga atualmente a Oficina Cultural Oswald de Andrade abrigava a Escola de Farmácia de São Paulo[2] e a Escola de Música do Estado de São Paulo – Tom Jobim. Projetado pelo escritório Rosa Martins e Fomm, o imponente edifício, de forte influência neoclássica, foi inaugurado em 12/12/1905. Sua construção é em alvenaria de tijolos, com piso de assoalho no pavimento superior e cobertura em telha francesa. Ao longo dos anos, o edifício sofreu várias ampliações, a maior delas em 1937, quando a ala que circunda o pátio interno, atualmente coberto, foi acrescido de mais um pavimento. Restaurado e adaptado pela Secretaria de Estado da Cultura, em 1987, o imóvel abriga desde então a Oficina Cultural Oswald de Andrade.

A Oficina Cultural Oswald de Andrade realiza atividades na formação e difusão cultural em diferentes linguagens artísticas. As atividades são gratuitas e no formato de oficinas, workshops, núcleos de estudos, seminários, residências artísticas, intercâmbios, apresentações cênicas e exposições.

Em seus 30 anos de existência, passaram pela Oficina grandes nomes com Quentin Tarantino, Klauss Vianna, Nuno Ramos, além de importantes companhias nacionais e internacionais como Théâtre du Soleil, The Workcenter of Jerzy Grotowski e Thomas Richards e Teatro da Vertigem. Em 2015, a OC Oswald de Andrade foi indicada ao Prêmio Shell na categoria Inovação “pela ampliação e renovação no acolhimento de projetos de artes cênicas, com a plena ocupação de seu espaço por grupos e companhias de teatro, com uma ousada agenda cultural que potencializa a revitalização do bairro do Bom Retiro”.

Oficinas Culturais é um programa da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo que atua desde 1986 na formação e na vivência da população no campo de cultura. O Programa é administrado pela organização social POIESIS – Instituto de Apoio à Cultura, à Língua e à Literatura.

Detalhes
Bilheteria
  • Dias úteis
    10h às 21h
  • Sábado
    11h às 18h
  • Domingo
    Fechado
Detalhes
Bilheteria
  • Dias úteis
    10h às 21h
  • Sábado
    11h às 18h
  • Domingo
    Fechado
Peças nesse Teatro
16
calendar De 08/11/2023 Até 18/11/2023
90 min
qua 19h30 (feriado 18h), qui 19h30, sex 15h e 19h30, sáb 15h e 18h
Últimos Dias
Grátis
Em “O Brasil É Bom" as portas do Inferno da Estupidez são abertas, para que os personagens mais inacreditavelmente estúpidos tomem conta do espaço cênico, como fantasmas da realidade. Por vezes, cômicos. Por vezes, aterrorizantes. O Brasil é Bom?
16
calendar De 15/11/2023 Até 18/11/2023
90 min
qua 18h, qui 19h30, sex 19h30, sáb 18h
Em breve
Grátis
A cena se passa em uma central operacional duvidosa, na qual a maior parte dos artefatos tecnológicos são obsoletos (televisões de tubo, handycams, rádios toca-fitas), ainda que plenamente funcionais. Essas máquinas são pilotadas por cinco anônimos q...