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FESTIVAL MINITRAMA

O festival Minitrama chega à sua segunda edição, no Centro Cultural Justiça Federal, com o objetivo de fomentar o musical autoral carioca

O festival foi criado no ano passado pelos dramaturgos e amigos Gabriela Alkmin, Luiz Buarque e Marcelo Albuquerque. Diante do desafio do alto custo dos musicais, resolveram investir em “minimusicais”, em que os criadores apresentam versões de até 20 minutos dos espetáculos que estão desenvolvendo. Este exercício de concisão também permite que os participantes possam focar suas pesquisas no material escrito. “Reduzir o tamanho das apresentações equilibra o orçamento e ainda assim nos possibilita apresentar uma experiência com “início/meio/fim” aos espectadores”, explica Marcelo Albuquerque. “Já o público, tem a rara oportunidade de vivenciar a criação de um musical e colaborar com seus autores através de oficinas e rodas de conversa”, acrescenta Gabriela Alkmin.

Programação:

A Pandêmica Comédia (01/08 e 03/08) Inspirado na obra clássica “A Divina Comédia”, de Dante Alighieri, que conta a história de sua viagem ao submundo com intenção de chegar ao paraíso. Um texto dividido em 9 esquetes-monólogos em que cada uma simboliza um círculo do inferno, usando a pandemia como plano de fundo. No festival, será apresentada a esquete musical “Heresia”, onde acompanharemos a episcopisa Eritone e seu festival de apostasia.
Autor e Compositor: Matheus Brito

Casa dos Artistas Fodidos (01/08 e 02/08) Ser artista de teatro musical é para os corajosos! É preciso aprender a cantar, dançar e atuar ao mesmo tempo. Mas o que ninguém te ensina por trás do glamour do showbiz é: Como ser artista e não ser fodido? Ou melhor, porque trabalhar com teatro em um país onde a preocupação básica do artista é pagar a conta no fim do mês? Essa é a pergunta que Caique, Felipe, Julieta, Marina e Viviane vão buscar responder enquanto tentam passar na audição mais importante do ano.
Escritor, Letrista e Compositor: Ramon Costa Letrista e Compositora: Malu Cordioli

Sem Sinal (01/08 e 02/08)Três adolescentes enfrentam o inesperado colapso da internet e são forçados a redescobrir o mundo offline. Sem redes sociais, eles se veem desafiados a explorar novas formas de se conectar e se relacionar. Nesse processo, eles descobrem a profundidade das interações pessoais, a importância das conversas cara a cara e a beleza das experiências compartilhadas sem a mediação das telas.
Texto e letras: Daniel de Mello Músicas: Gabriela Alkmin

Antes que tudo acabe (02/08 e 03/08) O que fazer quando percebemos que a vida tomou um rumo totalmente diferente do que havíamos imaginado? No réveillon do “bug do milênio”, o popstar Edu Reis faz um show histórico nas areias de Copacabana. Vinte anos depois, o cantor tenta voltar aos palcos e acaba “cancelado”. A queda de Edu abala as estruturas da geração cujas expectativas ele transformou em música e faz com que um grupo de amigos precise salvar o ídolo para poder salvar a própria história.
Texto: Luiz Buarque e Rogério Fanju Música e letra: Rebecca Noguchi Roda de Conversa: encerra a noite de mostras do dia 03/08

Oficinas:

Técnica Vocal para Teatro Musical (02/08 – 14:30) com Chiara Santoro
A oficina pretende estimular o aluno a mergulhar no processo de estudo do repertório, através de ferramentas expressivas, técnicas e musicais.
Conteúdo: Aulas práticas de experimentação através de vocalises, jogos musicais e estudo dos solos de teatro musical. Não há pré-requisitos para participação. Idade mínima 16 anos.

A culpa é do texto (ou “quem escreveu isso aqui?”) (02/08 – 16:30) com Luiz Buarque
A parte “falada” de um musical desconcerta autores, atores e público há gerações: qual a relação entre texto e números? Como estruturar um formato dramatúrgico tão específico? Por onde começar a exercer essa fascinante (e meio ingrata) ocupação? É sobre isso que a gente vai conversar nessa oficina.

O Corpo do Personagem – O Corpo em Cena (03/08 – 14:30) com Daniel Chagas
A oficina tem como objetivo estimular a composição de personas através de estímulos físicos como respiração (biorritmo), musculatura (densidade) e estrutura óssea (porte e estrutura física), dando à atriz ou ao ator domínio sobre as escolhas. Na sequência trabalharemos como estas personas podem transitar de uma para outra, ou para um corpo neutro, sem perder qualidade e precisão.

Laboratório da canção (03/08 – 16:30) com Marcelo Albuquerque e Gabriela Alkmin
Um estudo em cima de canções teatrais a partir de uma compreensão da sua função dentro da obra. Vamos esmiuçar a organização das ideias que se movem através de letras e das possibilidades sonoras que uma música pode ter na construção da dramaturgia de um musical como um todo.

Ficha Técnica:

Direção: Marcelo Albuquerque
Assistência de Direção: Luiz Buarque
Anfitriã: Stella Maria Rodrigues
Direção de Produção: Cleto Araújo
Produção Executiva da Mostra: Gabriela Alkmin
Produção Executiva das Oficinas: Luiz Buarque
Iluminação: Anna Padilha
Idealização: Gabriela Alkmin, Luiz Buarque e Marcelo Albuquerque
Coprodução: Acorde Produções Artísticas
Fotos: RL Fotografia e Gugga Almeïdà
Assessoria de Imprensa: Rachel Almeida (Racca Comunicação)

Detalhes da peça

Status

Encerrada

Temporada

De 01/08/2024 até 03/08/2024

Dias

  • Quinta14h30, 16h30 e 19h
  • Sexta14h30, 16h30 e 19h
  • Sábado14h30, 16h30 e 19h

Duração

90 minutos

Valor

R$60 (inteira) / R$30 (meia)

Região

Centro / Rio de Janeiro

Teatro / Espaço

CCJF - Centro Cultural Justiça Federal
Av. Rio Branco, 241, Centro, Rio de Janeiro/RJ - 20040009

Estacionamento

Avenida Rio Branco 290

Cafeteria

Sim

Telefone

(21) 3261-2550

E-mail

imprensa.ccjf@trf2.jus.br

14

Classificação indicativa

Não apropriado para menores de 14 anos

Galeria de fotos
Fotos por Daniel Marivan,Gugga Almeida
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O LAGO DOS CISNES

Após o sucesso de sua última temporada, a Cia Paulista de Dança volta aos palcos do Teatro Sérgio Cardoso, espaço da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, gerido pela Associação Paulista dos Amigos da Arte (APAA), para apresentar o clássico O Lago dos Cisnes. O espetáculo acontece no dia 23 de janeiro, quinta-feira, às 20h. Com coreografia original de Marius Petipa e Lev Ivanov e música de Piotr Ilitch Tchaikovsky, a produção traz a história do amor entre o príncipe Siegfried e Odette, que enfrenta os desafios de um feitiço lançado pelo feiticeiro Rothbart. A apresentação contará com a participação especial de alunos do Curso de Férias 2025.

de 13/05/2025 a 21/05/2025120 minà partir de R$ 60Em breve
  • Terça20h30
  • Quarta20h30
Teatro Sérgio Cardoso

UMA BABÁ QUASE PERFEITA

Após o sucesso nos cinemas em 1993, com atuação do saudoso Robin Williams, a história foi adaptada para os palcos em 2019 e chegou à Broadway em 2021, conquistando indicações aos prêmios Tony, Drama Desk e Outer Critics Circle. O espetáculo, que também passou por Londres e realizou uma turnê norte-americana, narra a comovente e divertida história de Daniel Hillard, um pai que, após um divórcio difícil, se disfarça como a adorável e excêntrica babá britânica, a Sra. Doubtfire, para poder ficar mais próximo de seus filhos. Apesar da atmosfera de encantamento e diversão que envolve essa superprodução deslumbrante, com números musicais enérgicos, cenários grandiosos, efeitos especiais, trocas rápidas de menos de um minuto e dezenas de figurinos, há uma expectativa que traz à tona reflexões mais profundas sobre o verdadeiro significado de estar presente na vida de outra pessoa, além da ressignificação do amor e das relações, e do uso do humor como forma de lidar com questões emocionais.

de 12/03/2025 a 11/05/2025150 minà partir de R$ 19Em cartaz
  • Quarta20h
  • Quinta20h
  • Sexta20h
  • Sábado16h e 20h30
  • Domingo16h e 20h30
Teatro Liberdade

CAVALO BRAVO NÃO SE AMANSA

Em uma encruzilhada na Bela Vista abre-se uma fresta na cidade para resgatar a memória de José Miranda Rosa, Mineirinho. Eternizado em uma crônica de Clarice Lispector, Mineirinho, considerado pelo morro da Mangueira como Robin Hood brasileiro, foi encontrado morto com 13 tiros em uma chacina praticada por policiais no dia 1 de maio de 1962, segurando a guia de Ogum do pescoço, descalço e com uma oração de Santo Antônio no bolso. A encenação que se aproxima de um ato festa traz fragmentos da história de Mineirinho, a partir de elementos da cultura da umbanda, objetivando revelar um projeto colonialista que persiste até nossos dias.

de 15/03/2025 a 18/05/202580 minGratuitoEm cartaz
  • Sábado16h30
  • Domingo11h
Viaduto Júlio Mesquita Filho

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