Inf Peças
ENGOLINDO MÁGOAS EM DOSES HOMEOPÁTICAS
O espetáculo conta a história de três mulheres que vivem em décadas distintas – 1949, 1989 e 2024. Diante de um tribunal, as personagens vão vivendo suas histórias ao mesmo tempo que respondem a um julgamento, traçando questionamentos e reflexões acerca da posição da mulher na sociedade.
- Quarta20h30
- Sexta20h30
- Sábado20h30
- Domingo19h
COPO VAZIO
A partir da obra homônima de Natalia Timerman, a peça Copo Vazio coloca em cena uma atriz e um ator ensaiando e refletindo sobre seus personagens, Mirela e Pedro. O tema que perpassa a obra é a responsabilidade afetiva nos relacionamentos contemporâneos, pois Pedro desaparece da vida da Mirela após três meses de intenso relacionamento, num fenômeno caracterizado nos dias atuais como ‘ghosting’.
- Terça20h
- Quarta20h
TURBULÊNCIA
Turbulência são duas mulheres em trânsito. Uma, trancada em um banheiro de avião, grava um recado para o seu amor, dominada pela angústia de não conseguir retornar. A outra só deseja ter uma volta tranquila para casa, enquanto se esforça para se vincular aos elementos concretos do percurso. Com uma proposta de imersão sonora, o espetáculo é uma adaptação de duas peças escritas para podcast.
- Quinta21h
MAIO, ANTES QUE VOCÊ ESQUEÇA
Helio (Ilvio Amaral), que está acometido pelo Alzheimer, precisa passar um fim de semana na casa do filho Mauro (Mauricio Canguçú), com quem sempre manteve uma relação distante. Mauro tem uma irmã, que é quem cuida de fato do pai, e um irmão que mora longe e nunca aparece. Durante esses dias juntos, enfrentando estranhamentos e revivendo episódios do passado, pai e filho se redescobrem e ressignificam seus afetos e memórias.
- Sexta20h
- Sábado20h
AS AVES DA NOITE
O enredo de As Aves da Noite parte da história real do padre franciscano Maximilian Kolbe que, em um campo de concentração nazista de Auschwitz, apresentou-se voluntariamente para ocupar o lugar de um judeu sorteado para morrer no chamado “porão da fome” em represália à fuga de um prisioneiro. Segundo o diretor Hugo Coelho, “esta é uma versão contemporânea do texto de Hilda. Não é uma reconstituição de Auschwitz, partimos de Auschwitz. O espetáculo é um grito contra a barbárie, contra o fascismo que usa a violência como instrumento de ação política”.
- Quinta21h
- Sexta21h
- Sábado21h
- Domingo19h
QUASE INFINITO
Em cinco atos, Quase Infinito representa grandes enfrentamentos da condição humana inspirados no universo de Jorge Luis Borges: o confronto com a tentação do ódio; o confronto com o nada e o esquecimento, como ameaças de esvaziamento de si próprio e do mundo; o confronto com a incomunicabilidade; e as chances de renascimento disponíveis para agarrarmos, a cada novo dia. Um corpo pode ser condição de partida, mas não garante que existimos. Em cada ato humano há um corpo em luta, lançado à busca de realizar a própria existência, e ao mesmo tempo, à beira de se entregar ao gozo da própria miséria.
- Sexta20h30
- Sábado20h30
- Domingo18h
ESCRITOS NEGROS MODERNISTAS
Escritos Negros Modernistas mistura literatura, teatro, música e performance para destacar uma produção escrita produzida por escritoras/es negras/os brasileiras/os durante as primeiras décadas do século 20. Obras e autores que foram invisibilizados no contexto histórico racista do período posterior à abolição da escravidão, são apresentados neste trabalho cênico, revelando uma criação de grande potência estética e política. O roteiro inclui escritos de autores como Lima Barreto, Auta de Souza, Antonieta de Barros, Luiz Gama e Lino Guedes, textos da imprensa negra paulista dos anos 1930, comentários sobre a biografia dos personagens citados e referências a marcos históricos da luta do povo negro.
TIO VÂNIA
Escrita em 1896, a trama mostra o proprietário de terras, Ivan (Vânia); sua sobrinha Sônia e Astróv, o médico da família, e suas vidas desestabilizadas após chegada do célebre professor Serebriakóv, agora aposentado, e de sua jovem e bela esposa Helena. Polarizações ideológicas, contendas familiares, emancipação feminina, a hipocrisia da fidelidade conjugal se cruzam por fios invisíveis do texto que transcende seu tempo, espaço, além de uma reflexão sobre o meio ambiente, que situa a obra de Tchekhov no aqui e agora.
- Sexta20h30
- Sábado20h30
- Domingo19h
DESERTO
O espetáculo ilumina a jornada existencial e artística do poeta e escritor Roberto Bolaño a fim de refletir sobre o papel do artista e da criação poética em meio à violência do mundo contemporâneo.
- Quinta19h
- Sexta19h
- Sábado18h
- Domingo18h
ILHA DO FANTASMA
O dramaturgo Paulo Bond Simões, em parceria com a talentosa atriz Marina Caldas, tem o prazer de apresentar "ILHA DO FANTASMA", uma peça teatral que promete cativar e intrigar o público em uma envolvente narrativa de amor, mistério e sedução. Dirigida por Paulo Bond Simões, a peça apresenta um enredo que leva os espectadores a uma ilha, onde um bilionário excêntrico convida uma mulher para passar vários dias nessa ilha deserta e paradisíaca.
- Quarta20h
PRIMEIRO HAMLET
O jovem príncipe Hamlet da Dinamarca depara-se com o espectro de seu pai, que revela que seu irmão Cláudio, tio de Hamlet, agora casado com Gertred - mãe do Príncipe, o envenenou. Atormentado com esta descoberta, Hamlet cria um plano para testar a veracidade do crime narrado pelo fantasma de seu pai e vingar seu assassinato.
- Quinta21h
- Sexta21h
- Sábado21h
- Domingo18h
ELEFANTE
Elefante conta a história de uma família que vive numa época em que ninguém mais envelhece e, portanto, não se morre de causas naturais. A partir dos 30 anos, todos passam a tomar um medicamento conhecido apenas como Pílula, e permanecem jovens e com saúde plena por séculos. O conflito se estabelece quando um dos personagens rompe com a cultura estabelecida e decide parar de tomar a Pílula. Ele se retira do convívio familiar e vai morar no único país onde as pessoas ainda envelhecem.
- Sexta19h
- Sábado19h
- Domingo17h
A HISTÓRIA DE KAFKA E A BONECA VIAJANTE
Na trama, ao encontrar a jovem Elsi aos prantos por ter perdido sua boneca Brígida, o escritor se apresenta como um “carteiro de bonecas" e convence a menina de que, na verdade, ela estaria apenas viajando. Ele passa a escrever belas cartas em nome de Brígida contando suas aventuras. Durante semanas, marca uma série de encontros com a garota para ler as cartas. A história é uma linda alegoria sobre o crescimento infantil e a superação de perdas, além de ressaltar sentimentos como amor, amizade e confiança.
- Sábado11h
- Domingo11h
AS COISAS QUE PERDEMOS NO FOGO
Baseado no conto homônimo da escritora argentina Mariana Enriquez, As Coisas Que Perdemos no Fogo traz uma realidade distópica na qual mulheres passam a se atirar em fogueiras voluntariamente, como forma de protesto às violências a que são submetidas.
- Sexta20h
- Sábado20h
- Domingo19h
TAMBÉM GUARDAMOS PEDRAS AQUI
“Também guardamos pedras aqui” é um espetáculo baseado no livro homônimo da poeta e atriz Luiza Romão, publicado pela Editora Nós e vencedor do Prêmio Jabuti de Livro do Ano e Livro de Poesia em 2022. Com direção de Eugênio Lima, a encenação estrutura-se a partir da linguagem do spoken word (palavra falada) e do jogo entre a performance dos poemas ao vivo, imagens projetadas (fotografias, intervenções urbanas e vídeos de arquivo sobre o tema) e bases musicais gravadas (coro de vozes, samples e trilha original). A dramaturgia reconta a Guerra de Troia desde uma perspectiva feminista a fim de pensar a fundação da literatura e do teatro ocidental. Ao recuperar figuras apagadas da historiografia oficial (como Cassandra, Ilíone, Ifigênia, Polixena, entre tantas outras), o espetáculo discute os violentos estratagemas do patriarcado e diferentes formas de subjugação do sistema colonial.
- Sexta20h
- Sábado20h