Inf Peças
CHÃO DE PEQUENOS
Baseada em histórias reais, a dramaturgia é resultado de uma pesquisa com famílias e pessoas envolvidas com o tema da adoção. No palco, os atores Felipe Oládélè e Ramon Brant constroem uma fábula sobre afeto, empatia e pertencimento, tocando em temas urgentes da sociedade brasileira. “O espetáculo é, antes de tudo, sobre amizade, cuidado e o desejo de ser visto em um mundo anestesiado”, comenta Brant, que também assina a concepção da obra Com base no teatro físico e na dança contemporânea, Chão de Pequenos articula linguagem corporal e discurso político para refletir sobre a invisibilidade de crianças negras nos processos de adoção. O texto conta com colaborações da escritora Ana Maria Gonçalves, autora do romance Um Defeito de Cor, e da atriz e dramaturga Grace Passô, responsável pela provocação dramatúrgica.
- Quinta18h
- Sexta18h
- Sábado18h
O MERCADOR DE VENEZA
A trama acompanha Antônio, um mercador que contrai uma dívida com o agiota judeu Shylock para ajudar seu amigo Bassânio. Como garantia, Antônio oferece uma libra de sua própria carne. Com o não pagamento da dívida, o contrato desencadeia um julgamento dramático, colocando em pauta temas como justiça e preconceito.
- Quinta19h
- Sexta19h
- Sábado18h
- Domingo18h
OZ
Em um mundo que tantas vezes determina quem merece amor, nasce a história de um casal que, desde cedo, aprende a reconhecer os limites impostos aos corpos e às formas de afeto. Entre lembranças de infância e silêncios herdados, eles descobrem que amar é também reconstruir memórias, redefinir o que é família e escolher, todos os dias, viver um amor que não se curva às normas. Um espetáculo sobre o amor. Clichê! Amor. Afeto. Sonhos. Queremos naturalizar essas palavras em nossos corpos, em nossa existência. Queremos um banco, uma escuta, um abraço. Você nos ouve?
- Quarta21h
- Quinta21h
MATER
O texto narra a relação de uma Mãe e de uma Filha. A Filha que não consegue ser Mãe porque ainda precisa ser Filha. A Mãe, que para chegar à filha, revela a mulher que sempre foi. A herança do feminino transmitida para além do útero. Um jogo de poder, controle e descontrole que leva a um caminho pelas várias e diferentes formas de amar, para além do Amor.
- Segunda19h
- Terça19h
- Quarta19h
- Quinta20h30
BOMBORDO OU UMA ILHA PARA O ESQUECIMENTO
O que começa como uma fuga solitária de veleiro torna-se uma viagem involuntária ao passado quando a protagonista se vê obrigada a levar consigo sua mãe, que sofre de Alzheimer. Enquanto lida com os esquecimentos repetitivos da mãe, ela é confrontada com suas próprias memórias soterradas: a morte do pai, um amor perdido e o medo de viver plenamente. Em um barco que é ao mesmo tempo abrigo e prisão, mãe e filha reencenam gestos cotidianos, revelando como o passado insiste em habitar o presente.
- Sábado20h
- Domingo19h
ESBOÇO
A loucura desenhada como extrema lucidez é a chave poética de ESBOÇO, espetáculo com foco na atuação e no caráter transformador das criações antimanicomiais. Fruto das investigações sobre a potência dramatúrgica presente nas obras ‘Esboço’ e ‘Com os meus olhos de cão’, de Hilda Hilst, o solo apresenta Riolo, um professor de matemática pura que, após expelir a constatação de que tudo em sua vida é apenas um esboço, passa a conviver diariamente com esta condição. Diante de tudo e todos, a única palavra possível é “esboço”.
- Sexta21h30
- Sábado18h30
- Domingo18h30
DESERTORES
Em 1918, durante a Primeira Grande Guerra, após a sangrenta Batalha de Verdun, quatro soldados abandonam seu tanque de guerra e decidem desertar. Tidos como mortos, os quatro homens permanecem em clandestinidade em Mülheim, bairro fabril na Alemanha, sob a constante ameaça de serem presos e fuzilados como desertores. Apesar das dificuldades, os clandestinos lutam para conseguir comida e pactuam nunca se separar. Eles têm a esperança de que uma revolução coletiva possa pôr fim à guerra sem sentido, de modo que sejam perdoados. Os desertores acreditam poder tomar parte na desejada revolução.
- Sexta20h
- Sábado20h
- Domingo17h
TODO MÊS SANGRA
Uma protagonista, num momento de recortes, colagens e lembranças, questiona e ressignifica sua vida na contemporaneidade. A poesia está em ser mulher e ser respeitada por isso. Por meio da dança, o trabalho aborda a violência enfrentada por essa população, tanto as agressões físicas quanto as silenciosas.
- Sexta19h
- Sábado19h
JOÃOZINHA DESVIADA
A partir do luto pela morte de seu pai, um ator convida o público a mergulhar no universo das memórias em uma conversa íntima e descontraída sobre homens, formigas, armários e saudades. Misturando realidade e ficção, João e Joãozinha se entrelaçam: Joãozinha é uma formiga que queria ser um homem que queria ser uma formiga; João é um homem que queria ser uma formiga que queria ser um homem. Na verdade, o que ele queria mesmo era que seu pai viesse assistir a essa peça. Mas talvez seja mais fácil se transformar em formiga do que esperar que isso aconteça... Será que você pode vir enquanto ele não chega? PS: Vai ter cachaça!
- Quinta20h
- Sexta20h
- Domingo19h
CALA A BOCA E ME BEIJA
A peça retrata os encontros, desencontros, aventuras e desventuras do cameraman Ronaldo (Charles Myara) e da maquiadora Socorro (Vannessa Gerbelli) para salvar seu casamento. Para completar, em meio à crise na relação, recebem uma visita para lá de inusitada que, de uma forma atrapalhada e hilariante, dá uma nova perspectiva e apimenta a vida do casal. É uma comédia que fala sobre as virtudes e as mazelas de um relacionamento a dois, sobre como não é nada fácil lidar com o dia a dia em uma relação, mas que, com um pouco de leveza e imaginação, tudo pode ser resolvido.
- Sábado20h
- Domingo20h
FREUD E O HOMEM DOS RATOS
A peça transcorre no consultório de Freud, onde o público acompanha as sessões de análise com Ernest Lanzer, um rapaz de 30 anos atordoado e infeliz, que sofre de pensamentos obsessivos ligados a uma tortura com ratos. Muitas dúvidas o afligem, especialmente em relação a com quem deve se casar: a mulher que ama, mas proibida pela família; ou a prima rica que trará fortuna para gerir os negócios familiares. Por outro lado, ele tem uma relação problemática com um pai jogador, libertino e cruel, a quem odeia, teme e, paradoxalmente, ama. Seus sintomas e angústia o tornaram incapacitado para o trabalho e para o relacionamento amoroso.
- Terça20h30
YAGO LUZ DA MALDADE
“Yago Luz da Maldade": expõe conflitos humanos como vingança, manipulação, preconceitos e feminicídio”, define o artista. “A obra convida o público a refletir sobre o impacto das falsas narrativas, das injustiças e da luta pela verdade em um mundo onde reputações estão cada vez mais em jogo e a busca por uma imagem perfeita leva jovens à ansiedade”, opina. O autor acrescenta que a montagem destaca a potência da palavra e da interpretação, dispensando a grandiosidade dos cenários. “O ator se transforma na história e nos personagens”, explica.
- Quarta19h
- Quinta19h
AQUELES CARTÕES QUE GUARDEI COMIGO
Uma atriz em sala de ensaio lida com a perda de memória progressiva do avô, revisitando suas lembranças por meio de antigos cartões. Entre o cômico e o trágico, a peça convida o público a refletir sobre afeto, envelhecimento e o que escolhemos guardar quando tudo parece se apagar.
- Sábado18h
- Domingo18h
O MUSEU SEM FIM DE 1976
Uma visita guiada a um museu imaginário em que se encontram obras de arte e pensamento crítico criadas por mulheres em 1976. Ao falar dessas obras, Daniele Avila Small compartilha com o público a experiência de olhar para obras de arte com uma perspectiva crítica. O mapa astral da artista dá as cartas da curadoria deste museu, trazendo a astrologia para a cena como uma lente criativa, que oferece um repertório imagético e narrativo inusitado para a abordagem das artes, da história e das narrativas de si.
- Quarta19h30
QUEIMADA – ESTUDO Nº1
O mundo está em chamas e mesmo assim não podemos parar. Em Queimada - Estudo nº 1, Stella Rabello compartilha o processo da peça que se dá em uma viagem através da memória e da história, seguindo as indicações de um mapa desconhecido na esperança de encontrar um oásis, uma reserva, um mundo perdido, uma floresta esquecida e intocada pelas motosserras, explosivos, escopetas, agrotóxicos, missionários, garimpeiros, políticos, latifundiários, grileiros. A atriz conduz uma visita guiada em alta velocidade por entre os incêndios dos séculos XX e XXI, através de uma paisagem coberta de cinzas, rumo a um futuro encoberto por nuvens de fumaça. Uma corrida vertiginosa em direção a um abismo flamejante. Um monólogo em moto-contínuo. Uma autocombustão.
- Quarta19h30