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MORTE EM VENEZA
Estamos nos primeiros anos do século XX e o escritor Gustav Von Aschenbach está em crise criativa na sua cidade Munique. Decide partir de férias para Veneza. É um artista rigoroso, obcecado pela perfeição e da beleza ideal. Ao chegar em Veneza hospeda-se em um luxuoso hotel a beira mar. Encontra o jovem Tadzio, cuja beleza natural supera todos os esforços da arte. Uma paixão platônica avassaladora e a peste que se dissemina em Veneza, levará ao atormentado escritor a uma reflexão sobre a tensão entre o artístico e o natural, a luta contra a passagem do tempo, a decadência do corpo, e a doença como metáfora em um mundo em agonia.
INFÂNCIA
Infância é a transcrição cênica e musical a partir do livro homônimo de Graciliano Ramos, publicado em 1945. Nestas memórias, o alagoano traz à tona seus primeiros anos de vida até o despertar da puberdade vividos no interior dos Estados de Alagoas e Pernambuco. Em meio à dura vivência com a família e marcado por uma difícil alfabetização, surge página a página uma criatura interessada nos vários personagens à sua volta e no mundo das letras. Meninice que não inspira nostalgia e que tem estreita relação com obra do escritor como um todo e tudo aquilo que ela denuncia, criando uma movimentação entre as vozes da criança e a daquele que a rememora. Esse jogo literário que acumula temporalidades (as diferentes idades do menino e a perspectiva do adulto) é explorado na adaptação à cena que, ao priorizar a falta de trato familiar, a precariedade do ambiente escolar e as dificuldades sofridas pelo garoto no letramento, cria um contraste epifânico, uma vez que aquele que passa a vislumbrar novas paisagens a partir da aproximação aos livros se tornará (ao mesmo tempo que já é) um de nossos maiores escritores.
- Terça20h
A MAIS FORTE OU A SEM SORTE
Duas mulheres recatadas e “do lar” se encontram: Sra. X fala e não escuta, enquanto Sra. Y escuta sem nunca falar. O fracasso iminente dessa comunicação monológica traz à tona a verdadeira face dessas personagens – humanas, falhas e reais. A Mais Forte ou A Sem Sorte propõe uma análise sobre os efeitos que a (falta de) comunicação gera nas relações e desconstrói o pilar doentio da “feminilidade” imposta por uma sociedade machista, que serve apenas para roubar a identidade das mulheres que conhecemos. No espetáculo, caem as máscaras sociais para que se revele quem realmente somos: apenas um bando de palhaços.
FLORESTA
Um pai, uma mãe e uma filha encontram-se refugiados em uma casa isolada no meio da mata, por razão não muito clara a princípio. A família recebe dois visitantes inesperados, mas não sabe lidar com essa presença estranha. À medida que as relações se estabelecem, a tensão aumenta e o acerto de contas mostra-se algo mais complexo do que parecia. Enquanto eles são obrigados a rever as próprias convicções, o mundo lá fora parece entrar em colapso.
O DRAGÃO DOURADO
Na minúscula cozinha do restaurante de comida chinesa, tailandesa ou vietnamita, os cozinheiros tentam amenizar a dor de dente de um deles, o novato. Ao redor desta pequena torre de Babel, outros personagens surgem e escancaram as relações sociais estabelecidas. As histórias se misturam e as máscaras são arrancadas, assim como o dente do novato, que desaparece como se nunca houvesse existido.
LUIZ E NAZINHA – LUIZ GONZAGA PARA CRIANçAS
Luiz e Nazinha – Luiz Gonzaga para Crianças conta passagens da infância de Luiz Gonzaga no interior do Nordeste, com destaque para a descoberta do amor, quando o jovem Luizinho (Pedro Henrique Lopes) se apaixona por Nazinha (Marina Mota), filha de um coronel que não permite o namoro deles.
DA PUBERDADE À MENOPAUSA
Com tintas autobiográficas e muito humor, o espetáculo é uma mistura de stand-up comedy e palestra, com Angela apresentando ao público as diversas fases da vida de uma mulher, da puberdade à menopausa. Ao longo de seu relato, ela desenvolve temas como relacionamentos amorosos, padrão de beleza, cultura do patriarcado, machismo, sexo na maturidade e etarismo.
RUSSIAN STATE BALLET AND OPERA OF MOSCOU
O espetáculo reúne grades solistas, do ballet e da ópera, dos famosos Teatros de Moscou e São Petersburgo para trazer os melhores momentos do clássico O Lago dos Cisnes.
O PAÍS QUE PERDEU AS CORES
Concebido para ser apresentado em lugares abertos, para diferentes faixas etárias, O País que perdeu as cores traz para cena quinze artistas entre atores e atrizes, músicos e intérpretes de libras para contar a história de um povo surpreendido na Feira de Solstício de Verão pelo desaparecimento da Velha Presidenta e a ascensão ao poder d´Ele, um governante que ninguém conhece e se mostra autoritário. Aos poucos, esse governo vai tirando a vida - e as cores - do país.
PALAVRA DE MULHER
Imagine Lucinha Lins, Tânia Alves e Virgínia Rosa, num mesmo palco, interpretando personagens femininas da obra de Chico Buarque. Assim é o espetáculo Palavra de Mulher, um misto de show e teatro, que há 15 anos revisita o universo das canções de um dos maiores compositores do Brasil. Num clima de cabaré, com adereços e objetos cênicos, iluminação e figurino, as atrizes/cantoras se revezam em apresentações em trio, duo e solo, encantando o público com suas vozes e atuações
A TODO VAPOR
Com leveza, doçura, bom humor e doses de sarcasmo, o Grupo Gattu visita a obra de Artur Azevedo, um dos maiores dramaturgos brasileiros. Com cenas curtas, o espetáculo traz o cotidiano da sociedade brasileira do início do século XX, investindo na comicidade para debater o “jeitinho do povo brasileiro” e as relações humanas, em situações atemporais.
80 A DéCADA DO VALE TUDO – DOC.MUSICAL
O Doc.Musical faz parte da série de sucessos que começou com “60! Década de Arromba”, com Wanderleia e “70? Década do Divino Maravilhoso”, com Baby do Brasil e Frenéticas. O Doc.musical é um gênero de teatro musical criado pelo diretor Frederico Reder e o dramaturgo Marcos Nauer. Não importa quantos anos se passem, os anos 80 continuam na moda. A estética vibrante, os hits musicais e a atitude audaciosa continuam a encantar e conquistar um novo público. Os anos 80 estão totalmente representados em sua força, alegria e presença no espetáculo. Porque a década de 80 não acabou, está viva, dita moda, comportamento e a arte ainda hoje.
FUNNY GIRL – A GAROTA GENIAL
"FUNNY GIRL – A GAROTA GENIAL" conta a história de Fanny Brice uma jovem judia tratada como patinho feio pelos demais. Sonhando com o estrelato e a fama, ela rouba a cena num show local e é contratada por um famoso produtor que resolve investir em sua carreira. Já reconhecida por seu talento nos palcos, Fanny se apaixona pelo jogador compulsivo Nicky. Logo se casam, mas enquanto a carreira da atriz e cantora prospera, o relacionamento dos dois se deteriora.
CREDORES
Na trama, dois homens e uma mulher se encontram em um balneário para um acerto de contas. O encontro evidencia marcas que nunca cicatrizaram. “Essa é uma peça que se aprofunda nos dilemas entre os personagens, que expõem seus conflitos, questão longe de se resolver nos tempos contemporâneos. Escrita em 1887, o texto projeta uma DR que atravessa dois séculos e, como diz a canção popular, "ainda somos os mesmos como nossos pais”.
- Quinta20h
- Sexta20h
- Sábado20h
- Domingo18h
DANÇA NA PINA 2023
Desde a sua inauguração em março deste ano, a Pina Contemporânea, pela primeira vez, vai abraçar a dança. A Pinacoteca de São Paulo, museu da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, convida a Studio3 Cia de Dança para intervenção artística em três palcos montados no novo edifício. A Pina Contemporânea é um lugar de acolhimento e experimento, localizada a 80 metros do museu principal, a Pina Luz. Os diretores Anselmo Zolla e William Pereira vão apresentar ao público releituras de trabalhos da companhia preparadas especialmente para os espaços no 'Dança na Pina 2023'. A dupla de criadores Anselmo e William é responsável pelo espetáculo 'Depois', sucesso de público e de crítica, eleito o Melhor Espetáculo de Dança de 2019 pelo Guia Folha.