Você está na cidade de:

UBIRAJARA – UMA CANTORIA COM SORAYA RAVENLE

Soraya Ravenle no show UBIRAJARA – uma cantoria direção artística de Inez Viana

Cantorias nas janelas e pátio do próprio edifício para aplacar a solidão durante a pandemia, encontros com vizinhos com quem nunca havia conversado ao longo de quase 30 anos, e a descoberta do significado de Ubirajara, nome do seu edifício, inspiraram esse trabalho de Soraya. Investindo cada vez mais na diluição das fronteiras entre corpo, voz e interpretação, a artista reconhece este trabalho como diferente de todos os que já fez.

O espetáculo desembarca no Parque das Ruínas diretamente de Paris, onde acaba de ser apresentado no Théâtre Paris-Villette, com grande sucesso.

Era ainda o primeiro semestre de 2020, início da pandemia, quando um planeta inteiro se resguardava em casa, perplexo, sem entender muito do que acontecia. Neste momento, artistas de todo o mundo ocupavam janelas e terraços com sua arte, cantando, dançando e tocando instrumentos na busca de trazer alento e diminuir a solidão de cada um isolado em seu quadrado. Assim fez Soraya Ravenle, ao cantar para os moradores do seu edifício, o Edifício Ubirajara – nome que deu origem ao show que começou a ser gestado em plena incerteza, e que chega aos palcos com direção de Inez Vianna.

Ubirajara vem do idioma indígena Tupi, formado pela junção dos elementos “übürai”, que significa “lança” e “yara”, que quer dizer “senhor” – “senhor da lança” ou “senhor da vara”.

“Ubirajara é o nome do prédio onde moro há 26 anos, onde criei minha filha. Somente durante a pandemia fui procurar saber o que significa esse nome. Somente durante a pandemia, cantei na janela e conversei com muitos vizinhos com quem não tinha trocado mais do que um bom dia, uma boa tarde, um boa noite. Bons encontros estão acontecendo na vizinhança. Novas redes de afetos… (…) Esse show nasce da cantoria na janela, que passou para a quadra do prédio e agora vai para os palcos, todos os possíveis… que nem sabemos quais serão…”, conta a artista.

Neste trabalho, que a própria Soraya reconhece como diferente de todos os que já fez, são difusos os limites entre corpo, voz e atuação – as três as expressões existem absolutamente interligadas. Numa fluidez cênica contínua, não vemos onde começa uma e termina a outra.

“Para mim, UBIRAJARA é um show libertador, onde as fronteiras do canto, da dança e da poesia, estão borradas, dialogando com esse nosso tempo atípico. São vários os estilos musicais que compõem o show, sobressaindo a canção brasileira, em toda sua potência e originalidade, agregando aos arranjos uma sonoridade peculiar.”, explica a artista.

Soraya Ravenle está fisicamente só no palco, mas em boa companhia, como ela mesma define. Em cena, dialoga com artistas e amigues que contribuíram com as bases sonoras, formando uma costura colorida de sons. Suas presenças são ouvidas ao longo de todo o show: Edu Krieger no violão; Maria Clara Valle no violoncelo; Joana Queiroz no clarone; Pc Castilho e sua flauta; Diego Zangado no batuque; Julia Bernat e Stella Rabello no violão e vozes; Pedro Luis na faixa dançante tirada do Arco do Tempo (CD de Soraya com músicas de Paulo Cesar Pinheiro), além de cantos à capela.

A diretora, Inez Viana, celebra o encontro artístico tardio com a colega de anos: “Além da alegria de compartilhar com a Soraya essa criação, o nosso encontro artístico me traz uma emoção singular, pois apesar de nos conhecermos há quase 30 anos, a minha admiração por seu talento, por sua trajetória e por sua eterna busca pelo conhecimento, aumenta a cada dia desse novo mundo, que estamos todes tendo que aprender a escutar e a lidar.”

SORAYA POR SORAYA

“Nesse momento de vida, tenho a sensação de ter vivido muitas encarnações. A estudante de piano que fazia acrobacia, amava desenhar e também cantava no coral da escola e no grupo vocal judaico, fazia balé e teatro, enquanto trabalhava com bonecos e performava nas ruas com um grupo de teatro e dança. Que passou pela Cia de Atores e Bailarinos da Regina Miranda, fez vocal para Fernandinha Abreu e desembocou no teatro musical numa encarnação duradoura, de mais de 30 musicais. Nesses últimos 10 anos volta pra casa, um terreiro de pesquisa, estudos e liberdades. Ubirajara é dar asas ao desejo velho, muito velho, de provocar as conversas e interseções outras do corpo, voz e palavra, sabendo que as divisões são absolutamente ilusórias: voz é corpo que é palavra que é corpo que é voz que é… Assim nasce Ubirajara”, que começou com janelanças no prédio onde moro há quase 30 anos”, lembra Soraya.

FICHA TÉCNICA:

ROTEIRO MUSICAL
Amor Até o Fim / Gilberto Gil
Quem é do Amor / Sérgio Sampaio
Nó Molhado / Monsueto
Outro Chão / Soraya Ravenle e Georgette Fadel
Jogo de Fora / Paulo César Pinheiro
Lama / Edu Krieger
Poema Mario Beneditti: Porque cantamos
Vento Voa / Soraya -Tatiana Roque e Ana Kiffer
Todo Cambia / Julio Numhauser
Eli Eli / Hanna Senesh
Matem Todos Os Ratos / Wallie Ruy
Rosa dos Ventos / Chico Buarque
Bela Ciao
Viola Enluarada / Marcos Valle
EQUIPE DE CRIAÇÃO
Idealização e Performance – Soraya Ravenle
Direção artística – Inez Viana
Figurino e Identidade Visual – Débora Crusy
Adereço – Malka Manczyk e Maria Oiticica
Luz – Tábatta Martins e Sandro Demarco
Mixagem das bases – Nelsinho Freitas
Fotos: Cristina Granato
Edição do Teaser – Rodrigo Menezes
Produção executiva – Joel Tavares
Direção de produção – Aninha Barros
Assessoria de imprensa – JSPontes Comunicação – João Pontes e Stella Stephany

 

Texto disponibilizado pela produção do espetáculo.

Detalhes da peça

Status

Encerrada

Temporada

De 07/04/2023 até 14/04/2023

Dias

sex 19h

Duração

60 minutos

Valor

R$20 (inteira) / R$10 (meia)

Região

Centro / Rio de Janeiro

Teatro / Espaço

Teatro Ruth de Souza
R. Murtinho Nobre, 169, Parque das Ruínas, Santa Teresa, Rio de Janeiro/RJ - 20241050

Estacionamento

Nas redondezas

Cafeteria

Sim

E-mail

parquegloriamaria@gmail.com

L

Classificação indicativa

Classificação Livre para todas idades

Galeria de fotos
Fotos por Divulgação,
Compartilhar em

Você pode se interessar

WICKED

WICKED, o maior sucesso da Broadway escrito no século 21, é a história não contada das bruxas do Mágico de Oz, em referência ao clássico filme de 1939. Muito antes de Dorothy ser levada por um tornado ao mundo esmeralda, Elphaba e Glinda vivem uma das melhores histórias do teatro musical.

de 20/03/2025 a 06/07/2025150 minà partir de R$ 50Em cartaz
  • Quinta20h
  • Sexta20h
  • Sábado15h e 19h30
  • Domingo15h e 19h30
  • Quinta20h
  • Sexta20h
  • Sábado15h e 19h30
  • Domingo15h e 19h30
Teatro Renault

SANTO CRISTO – FAROESTE CABOCLO

SANTO CRISTO - FAROESTE CABOCLO mostra a trajetória de João de Santo Cristo, que muda completamente após a morte de seu pai. Sozinho no mundo, seu único fundamento se torna o de sobreviver; após ser enviado para um reformatório militar. Lá ele cria um inimigo; foge na esperança de ver o mar, mas acaba em Brasília. Na capital do Brasil conhece o amor da sua vida, mas mais uma vez o destino o coloca à prova e diante de dois caminhos escolhe aquele que o distancia de uma vida com esperanças.

de 10/05/2025 a 26/05/202580 minà partir de R$ 25Em cartaz
  • Segunda19h45
  • Sábado19h45
  • Domingo19h45
Casa Cultural Alcântara Sampaio

RITA LEE – UMA AUTOBIOGRAFIA MUSICAL

Diferentemente do projeto anterior, dessa vez, Mel conta a história de Rita com base no livro da cantora, lançado em 2016 e um dos maiores sucessos editoriais do Brasil. O livro narra os altos e baixos da carreira de Rita com uma honestidade escancarada, a ponto de ter sido apontado como “ensinamento à classe artística” pelo jornal O Estado de São Paulo. A ideia do novo musical surgiu quando Mel gravou a versão em audiolivro, como Rita, em 2022. O texto de Rita, numa narrativa envolvente e perfeita para um musical biográfico, conta do primeiro disco voador avistado por ela ao último porre. Sem se poupar, ela fala da infância e dos primeiros passos na vida artística; de Mutantes e de Tutti-Frutti; de sua prisão em 1976, na ditadura; do encontro de almas com Roberto de Carvalho; das músicas e dos discos clássicos; do ativismo pelos direitos dos animais; dos tropeços e das glórias.

de 31/01/2025 a 15/06/2025120 minà partir de R$ 40Em cartaz
  • Sexta20h
  • Sábado20h
  • Domingo17h
Teatro Porto Seguro

Inf Busca Peças

Data
Preço

Este website armazena cookies no seu computador. Esses cookies são usados para melhorar sua experiência no site e fornecer serviços personalizados para você, tanto no website, quanto em outras mídias. Para saber mais sobre os cookies que usamos, consulte nossa Política de Privacidade

Não rastrearemos suas informações quando você visitar nosso site, porém, para cumprir suas preferências, precisaremos usar apenas um pequeno cookie, para que você não seja solicitado a tomar essa decisão novamente.