Inf Peças
O BLACK POWER DE AKIN
Baseado no livro de Kiusam Oliveira O Black Power de Akin, o espetáculo de afro-narração conta a história de Akin, um menino de 12 anos que tenta se impor bravamente aos ataques preconceituosos de seus colegas de classe, escondendo seus cabelos crespos em um boné. Quando o avô Seu Dito Pereira descobre os ataques sofridos pelo neto, revela um artefato preservado pela família há séculos e ensina Akin a preparar uma das tecnologias africanas para fortalecer a autoestima do neto a partir da valorização de sua coroa, seus cabelos crespos.
- Domingo11h
NOSSAS CAIXAS
No final da década de 50, Théo herda uma caixa misteriosa, após a morte de seus pais. Ele se vê obrigado a deixar seu lar no interior de São Paulo e seguir rumo à capital, para proteger sua irmã, Júlia, dos segredos guardados. Ao chegar lá, o rapaz começa a trabalhar no bar “Joia Rara”, cujo dono é Iago, um homem ressentido e ambicioso, que está sempre muito atento a tudo que se passa em seu bar. Ali também trabalha Olívia, uma jovem que sonha em ser cantora. Entre os frequentadores do bar, estão a jornalista, Nina, e a estrela de cinema, Lola Braga. Juntas, elas ajudarão Théo a entender que aquilo que carrega em sua caixa poderia ser, na verdade, uma solução para diversas dores e problemas sociais que afligem gerações há muito tempo. Essa história é contada por um narrador, sedutor e sarcástico, que guia o público nessa incessante busca por respostas.
- Sábado19h
DEUS – UM ESPETÁCULO
A peça convida a uma reflexão sobre as múltiplas formas de se compreender Deus através de um passeio pela história da humanidade desde o homo sapiens até os dias atuais.
- Quarta19h
- Quinta19h
- Sexta19h
- Sábado19h
- Domingo18h
MEU GAROTO
Com texto e atuação de Hermes Carpes e Rodrigo Brich, a peça acompanha a jornada de Bruno, um homem maduro que se vê envolvido em um relacionamento desafiador com Matheus, um jovem cheio de sonhos e inquietações. Inspirada em histórias reais, "Meu Garoto" revela as nuances das relações afetivas atuais, abordando questões como diferenças geracionais, expectativas sociais e os dilemas emocionais que atravessam a vida contemporânea. "Meu Garoto" aborda temas universais como o amor, o desejo e as ilusões, mas também convida à reflexão sobre questões contemporâneas, como a influência das redes sociais nos relacionamentos e os desafios das diferenças de geração. Além disso, o espetáculo questiona as normas impostas pela sociedade e abre espaço para debates importantes sobre autenticidade, empatia e liberdade emocional.
- Sábado20h
SONHEI COM VOCÊ
A autora, atriz e diretora Susana Ribeiro, é a grande idealizadora da comédia dramática “Sonhei com Você”. Uma peça que relata a intimidade em um encontro improvável, abordando temas como o preconceito entre as classes sociais, o etarismo, e entre outros assuntos discutidos na sociedade com a mulher.
- Segunda20h
- Sábado20h
- Domingo18hs
TERREIRO DOS AFLITOS
Na cidade litorânea de Aracati, no estado do Ceará, Mãe Anaya recebeu de herança o Terreiro dos Aflitos, local onde os escravos eram sacrificados e agora funciona como um espaço religioso de Umbanda. Jesus dos Santos, um poderoso empresário da mesma cidade, decide expandir seus negócios, construindo um mercado e para isso, precisa do terreno do Terreiro, mas Mãe Anaya se recusa a sair do mesmo, por considerar o local sagrado. Jesus dos Santos tenta conseguir o apoio de Padre Francisco, sem sucesso, a situação se complica quando Zola, filho adotivo de Mãe Anaya é assassinado.
- Sábado20h
- Domingo19h
O ESTRANGEIRO RELOADED
Meursault, o personagem central de O Estrangeiro, leva uma vida banal: recebe a notícia da morte da mãe, comete um crime, é preso e julgado, em meio à controversa relação entre o indivíduo e a lei, sendo assim mais um homem arrastado pela correnteza da vida e da história. Seu drama pode ser lido como o drama de qualquer pessoa que se depara com o absurdo, ponto central da obra de Albert Camus. Na trama, Meursault não encontra explicação nem consolo para o que acontece em sua trajetória, tudo acontece à sua revelia e nada faz o menor sentido. Ele não acha explicação na fé, religião ou ideologia, não tem onde se amparar. O que pode ser visto como uma vantagem: esse homem é livre, pode se fazer a si mesmo, sua vida está em aberto. Ele se depara e se angustia diante da liberdade e do absurdo e, quando descobre que essas duas condições são intrínsecas, finalmente encontra a paz.
- Quinta19h
- Sexta19h
- Sábado17h e 19h
- Domingo17h
DE QUANTO AMOR PRECISA UMA PESSOA?
De quanto amor precisa uma pessoa? é o novo monólogo de Ivam Cabral, uma obra intimista que nasce da relação visceral entre humanos e animais de estimação, abordando como esses vínculos foram essenciais para enfrentar os momentos de solidão e incerteza durante a pandemia de Covid-19. Com um tom autobiográfico e profundamente poético, o espetáculo reflete sobre os desafios emocionais vividos no isolamento e sobre como o amor, especialmente pelos animais, torna-se um refúgio e uma força vital em tempos de crise. Inspirado pela obra Escute as Feras, de Natassja Martin, Ivam Cabral transforma sua experiência pessoal em uma celebração do afeto e da resiliência humana.
- Sábado18h
- Domingo18h
AS BACANTES
Sobre o processo de As Bacantes, 1oº e mais recente experimento de montagem teatral do Núcleo, desde o início a intenção foi abrir o processo de seleção de participantes para o Núcleo já com a definição de que o trabalho seria sobre o texto de Eurípedes, ideia que nasceu pelo interesse em pesquisar a linguagem da tragédia demonstrado por participantes do Núcleo em edições anteriores.
- Sexta19h
- Sábado19h
- Domingo17h
CHEF PSI – COMO COMER COMO COMO
A peça Chef Psi - Como Comer Como Como propõe uma reflexão sobre a conexão entre fome, alimentação e identidade, com foco na trajetória das mulheres. Idealizada e protagonizada por Maíra Maciel, e dirigida por Tati Caltabiano, do Coletivo Petit Comité, a peça é inspirada nas experiências pessoais da atriz, que convive com anorexia nervosa desde a adolescência. Sua vivência como psiquiatra e psicanalista enriquece a narrativa, trazendo à tona histórias de pacientes que enfrentam pressões relacionadas à imagem corporal.
- Sexta21h30
- Sábado21h30
- Domingo18h30
SOLIDÃO DE CAIO F.
Na trama, um único homem, o escritor, desdobra-se em dois personagens, que estão em um mesmo ambiente, mas não se encontram, por pertencerem a contos diferentes. Os atores Hilton Vasconcellos e Rick Yates são cérebro e coração do autor, num mesmo espaço-tempo, contracenando indiretamente. Quando um é autor, o outro é personagem e vice-versa. A encenação optou por explorar uma imagem bastante popular da famosa tela de Van Gogh, que retrata seu quarto, como suporte para a cena de Caio F. Os personagens habitam esse mesmo quarto, onde suas memórias e impressões do mundo e da vida se expressam através das imagens daqueles tempos. No espaço, também haverá uma exposição sobre o escritor, com textos, projeções e músicas de artistas citados em suas cartas e contos, de Maria Bethânia e Maysa a Fassbinder e Oscar Wilde.
- Sexta20h30
- Sábado20h30
- Domingo19h30
AQUELES QUE DEIXAM OMELAS
É possível criar um mundo verdadeiramente justo? O que fazer quando cada movimento com esse objetivo parece gerar novas e desconhecidas injustiças? Esses questionamentos guiam o espetáculo “Aqueles que deixam Omelas”, solo narrativo baseado no conto homônimo da renomada autora americana Ursula K Le Guin (1929-2018), nunca publicado no Brasil. Com tom de fábula moral filosófica, a narrativa apresenta uma trama repleta de paradoxos: beleza e sofrimento, liberdade e opressão, justiça e injustiça, dor e prazer. O espectador se vê envolvido por um turbilhão de imagens e acontecimentos, que vão sendo narrados pelo viajante, e mediados por esse jogo de opostos incômodos. A história que está sendo contada, em alguma medida, pode ser a história de qualquer um que esteja ali sentado, ouvindo aquele curioso relato.
- Terça20h
- Quarta20h
UM MÊS NO CAMPO
"Um Mês no Campo" narra a história de Natalya Petrovna, uma mulher aristocrática russa do século XIX, cuja vida muda quando um jovem tutor chega à fazenda de sua família. Presa a um casamento sem paixão e às convenções sociais, Natalya é surpreendida por um amor proibido, o que a faz questionar o papel imposto às mulheres. Em meio ao cenário tranquilo do campo, a peça revela as tensões entre desejo e dever, explorando a luta entre o amor e a busca pela liberdade feminina.
- Sábado20h
- Domingo19h
EXERCÍCIO DAS CRIANÇAS
Carla e Marta são irmãs que se reencontram após 15 anos de distanciamento. Com a morte do pai, Carla retorna querendo reassumir seu lugar na casa da família.
- Quarta20h
LEMBRAR É RESISTIR
O texto de Analy Alvarez e Isaías Almada retrata lembranças dolorosas de um período que, apesar das cicatrizes do tempo, ainda machuca e envergonha. Esta peça teatral, que aborda o período militar, não se apresenta para reabrir feridas que a generosidade da anistia nos impõe esquecer, mas como uma garantia de que o desrespeito aos direitos humanos e a intolerância — seja ela política, racial, de gênero ou de qualquer outro tipo — nunca mais tenham espaço em nossa sociedade. O teatro, como forma de resistência cultural durante a ditadura militar, questionava o regime. A censura às manifestações artísticas no período pretendia silenciar a resistência à violência que se implantava no país.
- Segunda20h
- Sexta20h
- Sábado14h