Você está na cidade de:

COMO SOBREVIVI A MIM MESMA NESTA QUARENTENA

EM SUA REESTREIA NO DIA INTERNACIONAL DA MULHER, RITA FISCHER LEVA À CENA UMA MULHER À BEIRA DE UM ATAQUE DE NERVOS

Após lotar sessões no festival Fair Saturday, em Lisboa, o monólogo “Como sobrevivi a mim mesma nesta quarentena” integra a programação do festival do Teatro Gláucio Gill em Copacabana com reestreia no Dia Internacional da Mulher.

Ao se ver sozinha e presa num apartamento que não era o seu durante a pandemia, a autora e atriz Rita Fischer começou a produzir vídeos para o Instagram, compartilhando sua experiência no confinamento. Os registros em vídeos postados nas redes sociais tiveram uma ótima repercussão – alguns chegando a atingir 500 mil visualizações – o que fez com que Rita tivesse a ideia de levá-los para o palco.

Primeiro solo da atriz, o espetáculo narra de maneira irreverente as agruras vividas por Rita durante a quarentena de 2020. Mais do que falar da situação pandêmica, o espetáculo apresenta a cabeça fervilhante de uma autora mulher, confinada em casa e todas os desdobramentos que vem a partir disso. Como passar tantos dias encarando a si mesma? Como sobreviver a um auto aprisionamento?

Depois de se apresentar no festival Fair Saturday Festival Internacional de Lisboa, tendo sido o segundo espetáculo mais visto de todo o evento, e de duas curtas, mas muito bem-sucedidas temporadas cariocas, com casa cheia todos os dias e seis críticas que ressaltam a qualidade da montagem, Rita Fischer abre novamente sua caixa de Pandora e nos presenteia com um espetáculo divertido, atual e extremamente sensível. De situações cômicas, como o flerte com o vizinho pela janela ou suas novas manias para passar o tempo, até momentos reflexivos, como a solidão de passar enclausurada um aniversário.

“Fiz isso para não enlouquecer de vez com a situação, que já fez minhas neuroses e TOC’s aumentarem substancialmente. O humor, quando bem empregado, pode e deve ser um grande agente transformador. Infelizmente não dá para a gente burlar o momento atual que estamos vivendo, mas podemos ressignificá-lo. E é exatamente isso que a peça propõe. No momento em que criei os vídeos, foi muito gratificante ouvir
coisas como ‘você foi a melhor coisa da minha quarentena’ ou ‘o único momento do dia em que eu consegui sorrir foi vendo os seus vídeos’. Isso me deu forças para trazer essas histórias para o teatro”, conclui Rita Fischer, que recebeu o Prêmio Shell 2012 pela Ocupação da Companhia Alfandega 88 no Teatro Serrador e circulou pelo Brasil com a peça “Online”, dividindo a cena com Paulo Gustavo.

FICHA TÉCNICA:

Dramaturgia: Rita Fischer
Orientação Dramatúrgica: Cristina Fagundes
Direção: Thiago Bomilcar Braga
Atuação: Rita Fischer
Iluminação: Diego Diener
Figurino: Rita Fischer
Operação de Luz: Rebeca Souza
Operação de Som: Thiago Bomilcar Braga
Fotos de Cena: Giacomo Spa
Fotos e Designer: Studio Léo Dalledone
Registro em vídeo: Tiago Scorza
Administração da Temporada: Julia Tavares
Direção de Produção: André Roman & Teatro de Jardim
Realização: Vital Neto & AR Produções
Concepção e Idealização: Rita Fischer

Texto disponibilizado pela produção do espetáculo.

Detalhes da peça

Status

Encerrada

Temporada

De 08/03/2023 até 29/03/2023

Dias

qua 20h

Duração

60 minutos

Valor

R$50 (inteira) / R$25 (meia)

Região

Zona Sul / Rio de Janeiro

Teatro / Espaço

Teatro Glaucio Gill
Praça Cardeal Arcoverde, s/n, Copacabana, Rio de Janeiro/RJ - 22040030

Estacionamento

Cafeteria

Sim

Telefone

(21) 99414-2274

E-mail

ascomfunarj@sec.rj.gov.br

14

Classificação indicativa

Não apropriado para menores de 14 anos

Galeria de fotos
Compartilhar em

Você pode se interessar

TRANSE – ATO 1

A trama narra a história de Ricardo, um pequeno burguês decadente de Santo André, herdeiro de diretores da General Electric. Ao levar um tiro, o personagem revive em flashback sua ignóbil vida. A covardia e mesquinhez desse homem são desnudadas a partir de imagens e lembranças reais de movimentos de esquerda e de imagens de Paulo Martins, personagem do filme “Terra em Transe” (1967), de Glauber Rocha. Em cena, Ricardo é visto através de uma janela, uma grande estrutura cênica móvel que gira no palco ao longo do espetáculo, sugerindo mudanças de perspectiva e ângulos, além de provocar o voyeurismo do espectador. Permeado por um narrador disparador de cenas e contrarregras, que seriam seus empregados (e que agem também como fantasmas de sua cabeça), a montagem conta com uma trilha sonora tocada ao vivo, que favorece esse transe do protagonista.

de 03/10/2024 a 03/11/202480 minà partir de R$ 15Em cartaz
  • Sexta20h
  • Sábado20h
  • Domingo18h30
Sesc Belenzinho

NÃO!

Nessa comédia acompanhamos o dilema desta mulher, interpretada por Adriana Birolli, que faz terapia há dezoito anos para aprender a dizer não e ainda não conseguiu. Ela não quer ir ao jantar de comemoração do seu aniversário e enquanto ela se arruma para sair, a personagem recebe mensagens de sua mãe, irmã, namorado e chefe e mostra como a dificuldade de dizer não pode nos atingir em todos os campos da nossa vida, seja pessoal, profissional ou familiar.

de 07/09/2024 a 01/12/202463 minà partir de R$ 50Em cartaz
  • Sábado18h e 20h
  • Domingo18h
Teatro Uol

COMO SALVAR UM CASAMENTO

A peça original fez grande sucesso e rodou todo o país há 15 anos. Agora, repaginada, tornou-se um monólogo, em que Nany também aborda novas nuances sobre o amor, como os relacionamentos em todas as suas formas e o protagonismo das mulheres. A interatividade com o público, uma das maiores marcas do trabalho da atriz, não vai ficar de fora no monólogo dinâmico, divertido, inteligente e com o “jeitinho Nany de ser”.

de 17/10/2024 a 17/10/202470 minà partir de R$ 50Em breve
  • Quinta20h
Teatro Gazeta

Inf Busca Peças

Data
Preço

Este website armazena cookies no seu computador. Esses cookies são usados para melhorar sua experiência no site e fornecer serviços personalizados para você, tanto no website, quanto em outras mídias. Para saber mais sobre os cookies que usamos, consulte nossa Política de Privacidade

Não rastrearemos suas informações quando você visitar nosso site, porém, para cumprir suas preferências, precisaremos usar apenas um pequeno cookie, para que você não seja solicitado a tomar essa decisão novamente.