Inf Peças
NUM MOMENTO COMO ESTE?!
Espetáculo inspirado no conto: "Colóquio com os Personagens I" de Luigi Pirandello, trata da angústia da autora diante da vida imersa num cenário de guerra que se configura com a partida de seu filho, integrando-se à uma facção, impossibilitando-a de organizar seu universo criador. A presença e teimosia de algumas personagens, impedem-na de fugir à própria verdade e a escritura pirandelliana, longe de ser um tipo de fuga, torna-se uma reflexão sobre seu próprio processo criativo.
ESCREVENDO ROMEU E JULIETA
"Escrevendo Romeu e Julieta" é uma adaptação de Leo Lama para o clássico de William Shakespeare. Uma peça que teria aproximadamente quatro horas de duração foi reduzida a uma hora e meia pelo dramaturgo paulista. Lama traduziu e reescreveu a peça, sem que a estrutura principal do texto original fosse alterada. Também foi incluído o personagem do Bardo Inglês, que está em seu gabinete escrevendo "Romeu e Julieta" no ano de 1591, inspirado pela descida de um anjo mensageiro. Shakespeare escreve freneticamente enquanto as cenas acontecem. A novidade é que as personagens falam com ele algumas vezes e tentam interferir no que está sendo escrito. Shakespeare é convidado por uma das marionetes a interpretar Páris e assim experimentar o que escreve. O destaque fica para a cena final em que o Bardo enfrenta, em um duelo de palavras, Romeu, que pede para escrever seu próprio final. A montagem evidencia os símbolos alquímicos que estavam "escondidos" na obra.
SINDELAR NO DIVÃ DO DR.FREUD
Em uma representação de seu gabinete, o pai da Psicanálise, Doutor Sigmound Freud, recebe o jovem craque da seleção austriaca Matthias Sindelar. O diálogo entre os dois aprofunda temas como a xenofobia e o preconceito étnico que ambos sofreram durante o regime nazista. A história carrega também o futebol no começo das Copas do Mundo, bem como da Psicanálise em uma fase de análise mais social com “Mal-Estar na Cultura” e “Moisés e o Monoteísmo”. Uma peça regada de relfexão, história e psicanálise.
O PROFETA
Após um ciclo de doze anos de exílio na cidade de Orfhalese, o profeta All Mustafa está prestes a embarcar em um navio para retornar a sua terra natal. No dia da partida, entretanto, antes da chegada iminente de seu navio, os habitantes da pequena cidade pedem a ele que lhes fale sobre as questões fundamentais da condição humana. E assim, o profeta responde com reflexões que, na sua aparente simplicidade, revelam uma compreensão profunda da vida e do sentido da existência.
A GAIVOTA, DE TCHEKHOV
A história de Anton Tchekhov se passa em uma propriedade rural durante o verão russo. Trepliov, um jovem aspirante a escritor, decide apresentar para sua família sua mais nova obra. No entanto, suas expectativas são quebradas pela reação de sua mãe, Arkádina, uma verdadeira prima donna do teatro clássico. Essa frustração desencadeia uma série de fricções entre as personagens e dessa convivência, as mais diversas questões aparecem: triângulos amorosos; a frieza nas relações familiares; o desencanto da juventude perdida e diversos conflitos geracionais. A montagem da Cia Bípede de Teatro Rupestre revisita este clássico e traz à tona a comicidade do texto através do jogo cênico, que combina o teatro dramático com elementos da palhaçaria, da bufonaria e quebras musicais
- Quarta20h
UM DIA FELIZ
Em 1997, durante a histórica cobertura do velório da Princesa Diana, os ex-namorados Reinaldo e Edilene se encontram para acompanhar os acontecimentos na casa da moça, em Magé. Personagens ficcionais que representam circunstâncias sociais e geopolíticas reais e históricas – Enquanto uma onda de assassinatos ocorre na Baixada Fluminense, a realeza britânica rouba os holofotes midiáticos brasileiros.
CINCO POEMAS PARA A SENHORA R
Cinco poemas para a senhora R é um espetáculo que revisita parte da história de Rita Braun, judia polonesa que sobreviveu ao holocausto, uma das últimas testemunhas vivas desse período, e que vive em São Paulo com a família desde 1946. Ele acontece na forma de cinco poemas cênicos, criados a partir dos relatos de Rita contidos em seu livro de memórias, de entrevistas gravadas ao longo de sua vida e de depoimentos dos familiares; também de uma parte ficcional, criada a partir das histórias, pensamentos e vivência dos intérpretes e de toda a equipe de criação que participou ativamente do processo de construção da dramaturgia e do espetáculo.
EU TENHO UMA HISTÓRIA QUE SE PARECE COM A MINHA
Performance-instalação e livro concebidos pela artista reúnem histórias de quatro mulheres negras de diferentes gerações que trazem à tona a ancestralidade através da subjetividade. Em cena, Tetembua conversa com a sua avó, de 95 anos, sua mãe e sua irmã.
MACBETH
Em nova montagem o grupo Eco Teatral traz aos palcos sua versão de Macbeth de William Shakespeare. A peça conta a ascensão e queda de um capitão que depois de ouvir vaticínios de que se tornaria rei, comete uma série de assassinatos rumo ao trono. O espetáculo investiga os mecanismos que o poder utiliza para sua conquista e perpetuação na contemporaneidade.
- Segunda
- Sábado
- Domingo
O LEGÍTIMO PAI DA BOMBA ATÔMICA
O Legítimo Pai da Bomba Atômica leva para o palco questões políticas, históricas e técnicas que envolvem a criação da bomba atômica e o que significaria para a humanidade o uso dessa arma na atualidade. A montagem também contribui com um importante debate sobre questões étnicas como representatividade e lugar de fala, pois personagens reais de diversas nacionalidades (alemão, americano, húngaro etc.) são interpretados por atores nipo-brasileiros, integrantes do Coletivo Oriente-se.
- Sexta
- Sábado
- Domingo
PAI-DE-DEUS
Joao Schmidt vive um senhor que recebe duas visitas de um jovem, interpretado por Germano Rusch. Não sabemos ao certo quem são esses personagens, mas os conflitos que surgem apontam para memórias terríveis que os ligam a um passado comum: a ditadura militar. Em meio a culpas, remorsos, desespero e violência, eles se vêem presos num jogo de forças opostas e complementares
MISERY – LOUCA OBSESSÃO
Após sofrer um grave acidente de carro, o famoso escritor Paul Sheldon, conhecido pela série de best-seller sobre a personagem Misery Chastain, é resgatado pela enfermeira Annie Wilkes. Autointitulada a principal fã do autor, Annie se revolta com o desfecho trágico da personagem Misery descoberto em um manuscrito de Sheldon e o submete a uma série de torturas e ameaças.
ANTÍGONA
Escrita por Sófocles há 2.500 anos, a história passada em Tebas fez tanto sucesso na época, que o público ateniense ofereceu ao autor o governo de Samos, uma das ilhas gregas. O espetáculo traz Andrea Beltrão como a personagem-título da trama – a jovem princesa que enfrenta a ordem do rei Creonte de deixar seu irmão, que lutou na guerra, sem sepultura. Mas ao contrário do autor original, que partiu do mito já conhecido para o teatro, parte-se do teatro para chegar ao mito que dá nome ao espetáculo. Ao desobedecer a determinação real, ela paga com a própria vida. É estabelecido, então, o confronto entre o Estado e o cidadão.
O DIA DAS MORTES NA HISTÓRIA DE HAMLET
Neste drama, é como se Koltès perguntasse aos espectadores: o que os personagens de Shakespeare fariam de diferente se, na primeira cena, eles já soubessem de seu trágico final, mas não tivessem como escapar dele? Esta versão condensada permite uma exploração ágil e urgente dos horrores do mundo às paixões destrutivas da família. Koltès reflete emsuas peças a preocupação comas minorias, com os marginais, com os estrangeiros, com a política, com a solidão e a violência crua.
ESTUFA- UM FALSO TESTEMUNHO
Uma mulher recebe o público em sua estufa para uma experiência. À medida em que vai explicando sobre as plantas, segredos da sua vida vão sendo revelados. O espetáculo é idealizado por Lauanda Varone, baseado em fatos reais da sua experiência na Casa Dom Inácio de Loyola, comandada pelo médium João de Deus.