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O INSPETOR GERAL
Uma pequena cidade no interior da Rússia recebe uma carta: um Inspetor Geral está a caminho da cidade para inspecionar as instituições locais. O prefeito e as lideranças da cidade se preparam para recepcionar o inspetor geral, enquanto isso, Khlestákov e Óssip, uma dupla de viajantes da capital, São Petersburgo, estão de passagem pela cidade em busca de boa comida. A partir de acontecimentos simultâneos, a confusão é inevitável.
A HORA DO LOBO
“A Hora do Lobo” conta a história de uma mulher, Graça, que foge do Brasil em 2020, quando o fascismo se torna mais visível e assustador. Ela sai do seu país, como muitos outros imigrantes, em busca de um novo lugar. Uma nova possibilidade de vida. Estamos em um teatro. No palco, os personagens de “Dogville” retomam a história do filme - a sua própria história - com o desejo de mudá-la, de não repetir os erros do passado. Eles se propõem uma experiência; refazer o filme ao vivo e provarem, a si mesmos e aos outros, que são capazes de aceitar “o outro”, o “estrangeiro”. Graça aceita participar da experiência. O filme, que está sendo feito ao vivo, começa a ser invadido pelos fantasmas do passado e a experiência, onde teatro e cinema se misturam, se transforma, pouco a pouco, em um laboratório humano implacável.
UMA NOITE NA ÓPERA
É um espetáculo livre para todos os públicos. Nesta experiência cultural imperdível, o público poderá imergir em belas melodias e histórias contadas através de vozes líricas e orquestra, que serão trazidas à vida por cantores solistas do Theatro Municipal de São Paulo e Theatro Municipal do Rio de Janeiro.
HOJE O ESCURO VAI ATRASAR PARA QUE POSSAMOS CONVERSAR
A peça se passa em um triste vilarejo onde não vivem mais animais, nem domésticos e nem silvestres. Algo muito estranho aconteceu no passado que provocou a fuga dos bichinhos e os transformou em seres quase mitológicos, lembrados apenas nas aulas da professora Rafaela. Nesse lugar misterioso, vivem os colegas Santi, Clara e Luna, que, depois de sofrer bullying de seus colegas também desapareceu. Desconfiados de que Luna teria sido raptada pelo Espírito do “não-sei-o-quê” do bosque, Santi e Clara partem floresta adentro em busca da amiga.
FABRÍCIO CARPINEJAR
Só seremos felizes quando não dependermos de mais ninguém. Isso é o mais difícil de entender em um casamento. No novo espetáculo “Tudo O Que Seu Marido Precisa Saber”, o poeta Fabrício Carpinejar faz um humor sério sobre a vida a dois. Através da sua perspectiva de homem em desconstrução, ele fala sobre felicidade, respeito, sonhos e a busca constante pela sua melhor versão.
SYLVIA
A peça conta a história de Greg (Cássio Scapin), um engenheiro que encontra a cachorra Sylvia (num parque e resolve levá-la para casa, onde vive com sua esposa Kate (Vera Zimmermann), uma professora de literatura, com uma carreira promissora. Ao chegar em casa e se deparar com a presença de Sylvia, Kate age de forma negativa e pede para que Greg se livre dela. Mas o marido está completamente encantado pela cachorra e convence a mulher a ficar com Sylvia por alguns dias.
KILLER QUEEN
Perseguido por dívidas, um jovem elabora um plano para salvar a própria pele e envolve a família na jogada, planejando um grande golpe contra sua própria mãe: matá-la para receber um espólio. Para isso, ele contrata uma matadora de aluguel, que se encanta com a irmã do rapaz e passa a conviver com o pai e o padrasto deles. Uma trama digna dos roteiros de Quentin Tarantino, banhada a diálogos poderosos, niilismo, relatos íntimos, violência lúdica e muito sangue. Uma mistura épica entre ficção e realidade, entre o dito e o não dito, entre o literal e o simbólico, que paira durante toda a encenação.
VIOLÊNCIA IDIOTA
A cena se passa em uma central operacional duvidosa, na qual a maior parte dos artefatos tecnológicos são obsoletos (televisões de tubo, handycams, rádios toca-fitas), ainda que plenamente funcionais. Essas máquinas são pilotadas por cinco anônimos que, mesmo sem se conhecer, unem-se para consumir e produzir criações audiovisuais e artefatos digitais. Tal dinâmica envolve as personagens em vórtices narcóticos que os projetam na direção de ficções políticas vivas supremacistas brancas e heteropatriarcais.
JAMES BALDWIN – PODE UM NEGRO SER OTIMISTA?
O espetáculo James Baldwin - Pode um negro ser otimista? parte da pesquisa sobre o pensamento crítico do autor afro-americano James Baldwin (1924 -1987) para refletir sobre o contexto político e social brasileiro a partir da ótica intelectual negra. O projeto faz parte do projeto PANORAMA BALDWIN: Tinta Preta para Escrever sobre um Mundo Esbranquiçado, contemplado pela 3ª Edição do Edital de Apoio à Cultura Negra na Cidade de São Paulo.
MARIA FIRMINA DOS REIS, PRESENTE!
Maria Firmina dos Reis, Presente! é um drama lítero-musical. Em cena, a atriz Lena Roque, o pianista Roberto Mendes Barbosa e o percursionista André Gonçalves. Peça-invocação da presença da negra Maria Firmina dos Reis, autora do romance “Úrsula” (1859), onde os pensamentos de seus textos e poemas são corporificados, em uma reconstrução poéticoficional do que seria um encontro do público, com a escritora e professora maranhense falecida em 1917. O que se busca é um entrelaçamento de pensamento entre passado, presente e futuro, com o objetivo de criar uma expansão e reconstrução de uma imagem viva de Maria Firmina dos Reis, hoje, apontando para o amanhã.
AS SANTINHAS PERIGUETES
O público vai reencontrar as três freiras, irmãs Cubina, Lúcia e Chica, que estão com um desejo incontrolável de desvendar os mistérios do mundo fora do convento. Enclausuradas, elas anseiam por uma dose de aventura e a emoção de explorar o desconhecido. No entanto, a Madre Superiora está sempre de olho, mantendo sua vigilância implacável sobre cada passo que essas freiras corajosas dão, ela conta ainda com o apoio de uma Noviça, que sonha em ser a grande chefe.
O MISTÉRIO DE FEIURINHA – O MUSICAL
A princesa Feiurinha sumiu misteriosamente! Como sua história não é muito conhecida pelas crianças, ela corre o risco de ser esquecida para sempre. Mas, para que isso não aconteça, todas as princesas encantadas se juntam para salvar a princesinha. A peça presta uma homenagem aos contos de fadas e aos escritores que contaram e recontaram tais histórias, trazendo também ao público uma bela mensagem sobre a importância da palavra escrita e sobre o costume da contação de histórias dos mais velhos para os mais novos.
MUNDARÉU DE MIM
Mundaréu de Mim se passa durante uma festa de Carnaval, comum a todos os brasileiros. Todo ano, durante todo o carnaval e na quarta-feira de cinzas, as pessoas que já partiram deste plano - mas não morreram, “viraram saudades”, como explica a montagem - podem voltar a caminhar entre os vivos, uma vez que na multidão e com fantasias não serão vistas.
G.A.L.A.
Embalado por uma trilha sonora eclética, G.A.L.A. nos coloca diante de um mundo totalmente surreal, tropicalista inventado, com o desabafo existencial da personagem que dá nome à peça. Uma mulher num barco à beira do naufrágio, sozinha como a população do mundo pós pandemia, que duela com o autor-diretor dizendo que “Beckett não está mais lá”. O nome G.A.L.A. faz referência a elegância da personagem em uma noite de gala, mas é também levemente inspirada na musa Gala Dali, de Salvador Dali.
ELIZABETH COSTELLO
Para atravessar um enigmático portão, uma escritora deve apresentar a uma banca de juízes, uma declaração de crença. Ela discorre sobre temas como os direitos dos animais, a filosofia, a poesia, as humanidades, a antiguidade clássica e a natureza.